.
_________________________________________________________






 
Michael Andrew McKagan, conhecido por Duff McKagan é um baixista, guitarrista, vocalista e compositor estadunidense, ex-integrante do Guns N' Roses.

Teve contato com o baixo a primeira vez por influência de seu irmão mais velho, Bruce. Duff é o filho mais novo do casal Elmer e Alice Marie McKagan. Duff tocou, ao todo, em 31 bandas de Seattle, incluindo bandas como Ten Minute Warning e uma banda de hard-core punk chamada The Fartz. Aos 19 anos Duff se mudou para o sul da Califórnia onde conheceu Slash e Steven Adler formando a banda Road Crew. A banda se separou, mas eles mantiveram contato.

"Quando conheci Slash e Steven pela primeira vez foi estranho, pois nunca tinha conhecido caras como aqueles. Saímos e ficamos bêbados aquela noite. Criamos uma banda naquela noite. Era a banda do Slash a Road Crew!"

Após recrutar os membros do LA Guns, Axl Rose e Izzy Stradlin', o Guns N' Roses estava formado. Após um momento, Axl largou sua banda, Hollywood Rose, pelo LA Guns. Isso gerou alguns problemas pois Izzy agendou shows com as duas bandas em datas iguais  e não apareceu em nenhum deles. Os problemas das duas bandas geraram o nascimento de uma: Guns N' Roses. A nova formação finalizou-se em 6 de junho de 1985. Após dois dias de preparação, Duff e a banda tocaram na terça à noite pela primeira vez num bar conhecido como Troubadour.




Duff é um grande fã de bandas como Sex Pistols, Ramones e The Misfits, a música que Duff canta no álbum The Spaghetti Incident? e nas apresentações ao vivo da Turnê Use Your Illusion “Attitude” era do The Misfits. Em 1990 Duff e Slash ajudaram Iggy Pop a escrever seu álbum “Brick by Brick.”

Duff casou-se pela primeira vez em 28 de maio de 1988 com Mandy Brix, de quem se separou em 1990. Casou novamente em setembro de 1992 com Linda Johnson e se separou dela em setembro de 1995.


Viciado em drogas e álcool. Duff sobreviveu de forma volátil por 11 anos no GN’R. Em 1993 começou seu projeto solo, com o álbum Believe In Me. Em 1997 foi anunciada sua saída oficial da banda. Nesse mesmo ano, escondido da imprensa e do grande público, Duff foi submetido a uma cirurgia de emergência no pâncreas, o que o obrigou a parar de vez com o consumo de álcool.

Em 27 de Agosto de 1997 teve sua primeira filha, Grace, com Susan Holmes, casaram-se em 28 de Agosto de 1999 e em 16 de Julho de 2000 tiveram outra filha, Mae Marie. Com o passar dos anos Duff tomou algum juízo e largou seu vício tornando-se um bom pai.

Duff  chegou a lançar um cd com o super grupo chamado Neurotic Outsiders onde era guitarrista e vocalista, Matt Sorum era baterista e tinha ainda Steven Jones [ex-Sex Pistols], guitarrista e John Taylor [Duran Duran], no baixo.

Duff tentou a sorte como ator em 1997 onde interpretava um "vampiro rocker morto".

Duff viveu entre Los Angeles e Seattle durante o período de 1994 a 1999 devido a doença de Parkinson a qual sua mãe lutou nesse período, e Duff sentiu que tinha de estar perto. Sua mãe faleceu no início de Abril de 1994 e desde então Duff vive em Seattle. Participou de bandas pequenas que ele criou e desfez rapidamente entre 2000 e 2001. Participou em 2001 de uma turnê pelo Japão com Izzy Stradlin

Desde Abril de 2002 toca no projeto dos ex-Guns Slash e Matt, o Velvet Revolver.


No dia 14/10/10, Duff subiu ao palco novamente com o Guns N' Roses, em um show em Londres, tocando 4 músicas : Nice Boys, You Could Be Mine, Knockin' On Heaven's Door e Patience.

A banda Loaded, liderada pelo baixista Duff McKagan, abriu dois shows do Guns N' Roses no dia 16/12/2011 em Seatle, nos EUA, e no dia 17/12/2011 em Vancouver, no Canadá.


O Loaded passou pelo brasil em novembro de 2011 fazendo quatro shows, no SWU, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro.



Mais de 30 anos após abandonar o Roosevelt High School, Duff McKagan foi o homenageado especial da turma de 2012, ganhando finalmente seu diploma colegial. A cerimônia aconteceu na última terça-feira. Duff havia concluído seus estudos através de programas educacionais supletivos antes de se formar como economista na década passada.